Francisco Campos

Importante personalidade de Dores do Indaiá e do Brasil, Francisco Luís da Silva Campos nasceu em 1891 e sua vida foi notabilizada pela política, tendo relevância e atuação muito importante no Governo Getúlio Vargas, além de atuar no campo jurídico como advogado e na área acadêmica como professor. 

Foto 01: Francisco Campos, importante personalidade de Dores do Indaiá. Fonte: Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Em Dores do Indaiá, Francisco Campos ajudou, graças a sua grande influência política e o ativismo da comunidade local, na criação da Escola Estadual Doutor Zacarias em 1922, da Escola Estadual Francisco Campos em 1928 e na Santa Casa de Misericórdia Doutor Zacarias em 1931.

Sua carreira política foi iniciada pela ajuda ilustre de Raul Soares. Foi eleito deputado para a Assembléia de Minas e para a Câmara Federal. Mas o auge da carreira política de Francisco Campos foi quando assumiu o Ministério da Educação, promovendo reformas nas instituições de nível secundário e superior, e no Ministério da Justiça, quando ajudou na formulação da Constituição de 1937 que instituiu o Estado Novo. 

Francisco Campos também participou de movimentos de retirada de Getúlio Vargas do poder, face ao ambiente de redemocratização da época. Nos anos de 1950 afastou-se da política, e passou a sustentar posições econômicas liberais e agrárias. Já no final de sua vida esteve nos movimentos contra o presidente João Goulart e dos primeiros Atos Institucionais da Ditadura Militar. O político faleceu em Belo Horizonte em 1968. 

Texto de Leonardo Mendonça, do blog Folha do Indaiá. 

Comentários